10/11/2025
Só os livros que tenho em minha biblioteca apontam para mais de 1000 princípios e características de bons líderes. É uma quantidade absurda de luzes que mais confunde do que ajuda. Por isso, escolhi trazer 10 pontos, para mim, basilares de uma boa liderança ou de uma liderança eficaz, dos quais é possível descender muitos outros pontos.
1- Visão clara - no mundo só existem dois tipos de pessoas: as que lideram e as que procuram líderes. Líderes tem os olhos que os outros não tem; eles conseguem enxergar oportunidades em meio as crises, talentos encobertos, potenciais subdesenvolvidos, pontos falhos nos projetos. Eles planejam melhor e executam com excelência.
2- Paixão contagiante – o fogo que queima no coração de uma pessoa incendeia outras (ex. Forrest Gump); líderes irradiam fé, superam dificuldades, conseguem recomeçar.
3- Ação competente – nenhum líder é seguido porque tem boas ideias, mas porque provou com muito esforço que suas boas ideias funcionam; começa com pouco e evolui em suas conquistas; está sempre realizando porque sabe o que fazer, porque fazer, como fazer, e faz.
4- Estabilidade emocional – as pessoas procuram se refugiar debaixo de uma árvore maior, mais forte e mais frondosa do que elas;
5- Caráter confiável – sem boa fibra moral ninguém é digno de ser seguido. Por exemplo: cumprir promessas e ser exatamente aquilo que parece ser.
6- Disposição para aprender – líderes estão sempre 2 ou 3 passos à frente; nunca tão perto para que não sirva de guia; não tão longe para que não seja seguido.
7- Empatia sincera – as pessoas discernem sentimento mais rápido do que pensamento. Uma pessoa indiferente só é seguida enquanto oferece algum benefício indispensável. Os líderes vitoriosos realmente se importam com as pessoas e se esforçam para ajuda-las a desenvolver o seu potencial e achar soluções para seus desafios.
8- Delegação de tarefas – o líder excelente deixou de lado o estrelismo e passou a desejar fazer parte de uma constelação de astros. Ele se conecta com outras pessoas a fim de repartir seu brilho com elas. Professores são o maior exemplo disso.
9- Prontidão para servir - o Mestre deixou a lição; Ele mesmo veio para servir e não para ser servido. Seu estilo servidor lhe rendeu autoridade, porque o medo você enfrenta, respeito, não.
10- Humildade para reconhecer erros - líderes excelentes têm o ego crucificado; não buscam culpados por seus erros, mas aprendem e crescem com cada um deles.
Esses pontos não são os únicos que podem ajudar um líder a desenvolver excelência no seu trabalho. Todavia, se esses itens forem considerados essenciais abrirão portas para que outros aspectos sejam percebidos e aprimorados. Diria que são dez pilares suficientes para construir uma liderança sólida, confiável e segura.