Termo de uso e política de cookies: Caro usuário, informamos que este site utiliza-se de Cookies para garantir uma melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Política de Privacidade.
Continuar e fechar

Tiago 1.14,15 - UMA REVISÃO

21/10/2025

Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.
Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. (Tiago 1.14,15 NVI)

Embora se diga no mundo que a "ocasião faz o ladrão" a verdade bíblica acima aludida revela o contrário: O ladrão é ladrão e só precisa da ocasião. 

Veja bem: "cada um é atraído e engodado pela própria paixão", ou "cobiça". De engodo nós do interior entendemos bem. O piau cai no engodo e o pescador está alí para fisgá-lo com mais engodo, dessa vez no anzol.
A prostituta usa o engodo, "cheia de astúcia no coração" (Pv 7.10); os pecadores usam o engodo "Filho meu, se os pecadores, com blandícias , te quiserem tentar, não consintas..."(Pv 1.10); até o rei usa de engodo para seduzir (Pv 23), mas "põe uma faca à tua garganta" e estará resolvido.

Alguns casos bíblicos de tentações exitosas nos chamam a atenção. Por que Satanás tentou Eva com o fruto? Por que tentou Davi com sexo? Por que tentou Judas com dinheiro? Por que tentou Ananias e Safira na vaidade? Não é porque identificou esses interesses em seus corações?

Ele oferece várias oportunidades para Jesus no deserto e por que não conseguiu triunfo algum, não seria porque essas coisas nunca estiveram no coração de Jesus? Ele mesmo afirmou:" o príncipe que governa as pessoas do mundo está vindo aí, mas não há nada em mim que ele possa usar para me tentar...".(Versão livre)

Jimmy Swaggart, famoso teleevangelista americano, após o grande escândalo sexual em que se envolveu, confessou que nutria esse pecado a vida toda em seu coração. Um famoso ex-pastor presbiteriano, em sua autobiografia (eu a li em 98), antes mesmo que seu adultério fosse confessado, elogiava seus dotes fisicos sexuais, pavoneando-se como um grande conquistador de mulheres. Sobre uma deputada brasileira que está presa, recentemente foi exposto pelos meninos que moravam em sua casa que que a condição de permanecerem na casa era a de manter relações sexuais com ela.

Por isso o salmista orava: "sonda-me e vê se há em mim algum caminho mal" (cobiça). 

Sabe? Todo pecado cometido já estava na fila, esperando sua vez de se manifestar. Nossos pecados nada mais são do que desejos sujos não assumidos, confessados e abandonados em nome de Jesus. Amigo, o que tem na fila do seu coração? "Não cobiçarás" é uma ordem, mas também um diagnóstico, segundo o apóstolo Paulo em Romanos 7.

Essa deveria ser uma preocupação de todos nós, porque "sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração...".

O Mestre já havia alertado:
"Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora no esgoto?
Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem. (Mt 15.18-20)
Por isso reafirmo, se alguém cai é porque já é caído. "Aquele pensa estar em pé , cuide para que não caia".

Fale Conosco
1
Fale Conosco